Quem é a Renata França?

2022-10-27

Baiana natural de ilhéus, Renata recorda-se de, ainda jovem, querer ser jornalista ou, como costuma brincar, "mais precisamente, apresentadora do Fantástico."

A vida, no entanto, reservaria-lhe muitas surpresas. "A minha mãe decidiu ser cabeleireira para cuidar melhor de nós. Embora tivéssemos dinheiro para o básico, não havia como priorizar um creme de cabelo, por exemplo", recorda-se.
E renata foi ajudando a sua mãe. Foi lavando e hidratando os cabelos das clientes do salão de beleza da sua mãe. Certo dia as suas mãos chamaram a atenção de uma das clientes pelo toque firme que tinha. A surpresa ainda maior veio com o convite que recebeu dessa mesma cliente para que recebesse formação e trabalhasse num SPA com raízes francesas. E sem pensar duas vezes Renata aceitou.
 
"Eu ainda não gostva de fazer massagens, mas queria ter a oportunidade de uma vida nova", conta Renata, que logo estaria na ilha de Comandatuba a dar os seus primeiros passos na carreira de massagista e onde aprendeu mais de 15 tipos de massagens e detalhes técnicos que ainda hoje aplica na sua vida profissional.
Não demorou para que ficasse apaixonada com a profissão.

Após 2 anos em Comandatuba, em 2004, Renata foi convidada para se mudar para São Paulo, oportunidade que agarrou acompanhada por uma das irmãs.
Mas nem tudo foram flores: hospedadas na casa de um tio, as irmãs dormiam no chão, onde no inverno aqueciam-se com um secador do cabelo.
" Dormia pouco , tinha uma refeição por dia e, às vezes, tinha só uma passagem de autocarro para trabalhar. Mas sempre fui optimista e acreditava que a minha massagem poderia originar uma boa gorjeta para conseguir voltar para casa." 

Em São paulo, renata criou o seu próprio protocolo de massagem, com manobras, ritmos, bombeamentos e pressão que logravam resultados mais eficazes do que os de procedimentos que existiam até então (e sem o uso de qualquer aparelho).
O toque diferenciado e o carisma inatos não passaram despercebidos, e nomes famosos começaram a procurá-la por causa de sua massagem milagrosa — ou Miracle Touch, como a técnica ficou conhecida.
A clientela estrelada foi um empurrãozinho, mas o que consolidou o método Renata França foi mesmo o cuidado de sua criadora na hora de disseminá-lo dentro e fora do Brasil. São seis os protocolos de massagem com resultado imediato — Drenagem Linfática, Modeladora, Miracle Face, Relaxante, Miracle Touch e Babymoon — e 11 mil pupilas que atendem em locais como Emirados Árabes, Havaí, Holanda, Noruega e Portugal.
No entanto, são apenas sete os destinos nos quais suas técnicas são ensinadas in loco, por instrutoras devidamente habilitadas, num processo que começou em 2019, em Portugal, estendeu-se para França e Itália no ano seguinte e, em 2021, chegou ao Japão, Espanha, Inglaterra e Suíça.

“Tento elevar a autoestima das minhas clientes não só com as massagens, mas também trabalhando a importância de uma vida saudável. Sou grata pelas oportunidades que tive e tento transmitir isso às minhas alunas. “Tento elevar a autoestima das minhas clientes não só com as massagens, mas também trabalhando a importância de uma vida saudável. Sou grata pelas oportunidades que tive e tento transmitir isso às minhas alunas. Além da técnica, é preciso sensibilidade para manipular o corpo de outra pessoa”, diz a mulher que transformou vidas e valorizou todo um mercado de massagistas que agora têm orgulho de exercer a profissão. É tanto orgulho que elas são chamadas de “pupilas”. As pupilas são, no fim das contas, a razão de ser de Renata França, que conquistou sonhos maiores do que poderia imaginar e que agora se empenha em emprestar seu talento para ajudar milhares de meninas a acreditarem que tudo é possível se você acreditar em si mesma e se empenhar em fazer o seu melhor." 


Tags: renatafranca,sofiaesteves

« Voltar