Sabia que a tensão muscular é uma das reações do corpo ao stress?
O Stress é uma experiência comum na vida de qualquer pessoa. Sem dúvida, todos sabemos o que é o stress, mesmo que nem todas as pessoas se sintam capazes de defini-lo ou explicá-lo claramente pelas suas próprias palavras.
A palavra Stress é um termo inglês proposto pelo médico e fisiologista austro-húngaro Hans Selye (1907-1982), que desenvolveu a sua carreira no Canadá.
Selye aplicou o termo para referir-se ao conjunto de reações expressadas por um organismo em resposta a uma exigência ou pressão imposta por um estímulo ambiental.
Sugere que o stress tem 3 fases consecutivas:
-Alarme: a fase de alarme é desencadeada em resposta ao impacto de um factor ou estímulo que ameaça a homeostasia, o que provoca à activação dos mecanismos biológicos para a resposta de confronto ou fuga.
-Resistência: a fase de resistência implica que os recursos necessários para a defesa do organismo já foram adequadamente mobilizados, o que permite a contenção da reação inicial e a redistribuição dos recursos, neste caso, com o intuito de permitir a recuperação do organismo. Se a existência persistir e a resposta inicial não tiver sido suficiente, passa-se inevitavelmente para à fase de esgotamento.
-Esgotamento: a fase de esgotamento caracteriza-se pelo desgaste e a extenuação dos recurso, o que se traduz nas várias perturbações normalmente associadas ao stress.
Uma vez que cada um de nós lida com o stress de forma diferente, os sintomas são variáveis, sendo a tensão muscular um dos sintomas físicos mais frequentes.
Estudos demonstram uma relação directa entre tensão muscular e a realização de tarefas com níveis de concentração altos.
Quando os músculos apresentam um nível de contração base, não estando relaxados, denomina-se como Tensão Muscular.
Perante isto pode existir uma sensação de dor nos músculos afectados, sendo a localização mais frequente a região cervical e ombros.